Desenvolvimento InteriorLidar com as emoções da criança

Segue o Coração

Lidar com as emoções da criança

 

Um tema que é muito comum no que toca a relação entre pais e filhos, é como os pais podem lidar com as emoções das crianças. O mundo emocional da criança é extremamente importante e a forma como os pais lidam com as suas próprias emoções e com as emoções da criança, vai permitir à criança aprender a lidar com as suas emoções, com as emoções das outras pessoas e com os desafios que irá ultrapassar ao longo da vida.

 

E como é que a criança aprende a lidar com as suas próprias emoções?

A forma como cada um de nós lida com as suas emoções é aprendido na infância pela forma como observámos os nossos pais a se emocionarem, ou não, a expressarem a alegria, a raiva, a tristeza e a lidarem com diversas situações. Os nossos pais são os modelos que vamos utilizar na nossa vida e quando nos tornamos pais, observarmos dentro de nós que a forma como lidamos com as nossas emoções, e com as emoções dos nosso filhos, nem sempre é a que desejaríamos. Também é comum, enquanto mãe ou pai, dar-se conta que age com o seu filho, exactamente da mesma forma que a sua mãe ou o seu pai lidavam consigo.

 

Quando nos tornamos adultos, por vezes apercebemo-nos que a forma como lidamos com as nossas emoções não é saudável para nós ou para o nosso filho. Por mais que tenhamos consciência disso, por mais que identifiquemos que era a forma como em crianças víamos os nossos pais a lidarem connosco, há momentos que não nos conseguimos desvincular disso e escolher agir de forma diferente. Para tal, é necessário fazer um caminho, para além de tomar consciência é necessário fazer alguns movimentos internos para podermos curar a nossa criança, e a partir daí sim podermos relacionarmos-nos com as nossas emoções de forma mais equilibrada, podendo assim passar essa forma aos nossos filhos, para que eles enquanto adultos também se possam tornar adultos emocionalmente saudáveis.

 

Em amor,

Ana Sofia

Post a comment

Have a question?

Erro: Formulário de contacto não encontrado.