Desenvolvimento InteriorA crise como aprendizagem

Segue o Coração

A crise como aprendizagem

 

Há momentos da nossa vida que são mais desafiantes e nos levam por vezes a viver situações limite, em que sentimos que as nossas emoções nos invadem e não conseguimos “ver uma luz ao fundo do túnel”. Todos já passámos por momentos desses e muitos de nós estão agora a passar. Podemos chamá-los momentos de crise, eu gosto de chamá-los de momentos de aprendizagem ou de transformação, nos quais somos levamos a aprender algo sobre nós, sobre a vida ou sobre a forma como estamos a viver.

 

É muito comum, as pessoas que passaram por momentos de crise, se os aproveitaram da melhor maneira, sentirem transformações incríveis na sua vida, que não teriam acontecido senão tivessem passado por essas crises ou desafios. Nesses momentos dolorosos e desafiantes, podemos fazer a pergunta “o que a vida me está a mostrar?”, “o que posso aprender com isto?”, “o que posso mudar na forma como estou a viver?”, pois temos sempre a oportunidade de viver qualquer momento da nossa vida, seja ele um momento feliz ou doloroso, de forma positiva e aprender algo. Estes momentos de transformação interna profunda muitas vezes não aconteceriam de outra forma, sem ser através de uma crise. A nossa resistência à mudança, mantem-nos na nossa zona de conforto, a não querer mudar e a fazer escolhas que sabemos que não são as melhores para nós. Escolhas essas que podem estar relacionadas com a relação connosco, a relação com os outros, com o trabalho, com os nossos sonhos ou com a forma como estamos a viver.

 

Aceitar que durante a vida vamos ter vários momentos de mudança, de transformação e olhar para estes como momentos essenciais de aprendizagem. Abraçar a nossa resistência, a nossa exigência, compreendermos que fazemos o melhor que podemos a cada passo do nosso caminho, sermos gentis connosco, são passos fundamentais para transpormos esses momentos da melhor forma possível. Relembrarmo-nos que esses momentos trazem sempre ao de cima algo muito precioso dentro de nós. Aproximam-nos da nossa verdade, de quem somos. Fazem-nos quebrar as nossas resistências, tornam-nos mais vulneráveis, mais reais e fazem-nos confiar mais no fluxo da Vida.

 

Que nos momentos de crise e aprendizagem, te possas sempre lembrar que estes são uma grande oportunidade para te aproximares mais de ti, do teu coração e da tua sabedoria interior, pois esse é o seu verdadeiro propósito.

 

Em amor,

Ana Sofia

Post a comment

Have a question?

Erro: Formulário de contacto não encontrado.